Nós não vamos mentir para você: ter um e-commerce dá trabalho. Garantir o funcionamento de uma loja virtual requer atenção a uma série de áreas, da gestão ao marketing. Isso faz com que muitas pessoas tenham dúvidas de como fazer para abrir um negócio nesse segmento.

A boa notícia é que atualmente o mercado conta com uma série de ferramentas e fornecedores que tornam essa rotina muito mais tranquila e organizada.

Se você está pensando em abrir um e-commerce, mas não sabe muito bem por onde começar, confira a nossa lista com 10 fornecedores que são importantes para esse momento.

10 ferramentas importantes para o gerenciamento de um e-commerce

 

Plataforma de e-commerce

O primeiro fornecedor que você precisa ter na hora de montar uma loja virtual é a plataforma de e-commerce. A boa notícia é que atualmente o mercado conta com uma série de opções, que se adequam a diversos tamanhos de lojas.

Você pode encontrar plataformas gratuitas, que cobram uma porcentagem das suas vendas e também com mensalidades fixas. Ao escolher, preste atenção no nível de personalização que cada uma delas oferece.

Gateway de pagamento

A sua loja virtual precisa receber dinheiro dos consumidores de uma maneira segura. Além disso, deve ofertar uma série de meios de pagamentos, que se adequem às necessidades dos compradores (tem gente que gosta de cartão de crédito, outros de boleto bancário, etc.).

Ficar responsável por essas transações internamente é muito complexo, por isso a maior parte das lojas virtuais conta com gateways de pagamento. Esse fornecedor é um sistema gerenciado por operadoras financeiras que ficam responsáveis por essas transações bancárias. Na hora de escolher o melhor para a sua loja virtual, opte pelos que contam com checkout transparente e que oferecem preços competitivos.

Certificado SSL

Segurança é coisa séria no e-commerce! Para garantir que nenhuma informação do seu consumidor seja roubada enquanto ele está na sua loja virtual, invista num Certificado SSL. Ele garante que toda a comunicação do usuário e do seu site esteja protegida.

Além disso, divulgar que você conta com essa funcionalidade deixa os consumidores mais seguros para realizarem as compras no seu site.

Sistema antifraude

Acostume-se com a ideia: a partir do momento que você abrir uma loja virtual, vai precisar lidar com fraudes. Existe uma série de tipo de ações fraudulentas nesse segmento. Um consumidor mal-intencionado pode comprar um produto e depois de recebê-lo em casa entrar em contato dizendo que não fez nenhum tipo de compra. Pessoas podem roubar ou clonar o cartão de crédito de terceiros e usá-lo para adquirir produtos pela internet.

Essas e outras formas de fraude são prejudiciais para a sua loja virtual. Portanto, logo no início do seu empreendimento, é importante contar com um sistema que evite esse tipo de problema.

Sistema de logística

A logística é um ponto crucial para o sucesso do seu e-commerce. Por isso, escolha adequadamente quem ficará responsável por fazer as entregas, trocas e devoluções na sua loja virtual. Um fornecedor que pode te ajudar nisso é a Send4.

Esse sistema oferece entrega no esquema de pontos de retirada (excelente para os clientes que não têm porteiro ou que passam o dia inteiro fora de casa). Além disso, também facilita e barateia a logística reversa, sendo interessante tanto para você quanto para o seu cliente.

ERP

ERP é um sistema que vai facilitar muito a sua vida como gestor de e-commerce. Você pode integrá-lo ao seu estoque, garantindo uma melhor organização dessa área. Além disso, também pode otimizar seus processos administrativos, gerar relatórios e muito mais. Essa é uma das ferramentas básicas que devem ser adotadas assim que o seu e-commerce começa a contar com uma movimentação maior.

Atendimento virtual

Eventualmente, os seus consumidores terão dúvidas relacionadas aos produtos do seu e-commerce. Para garantir que a sua taxa de conversão seja alta, é fundamental responder rapidamente possíveis questões que surjam durante a compra. Neste caso, a melhor alternativa é contar com uma ferramenta de chat virtual, que possa ser integrada à sua loja. Dessa maneira, o consumidor não precisa sair do seu site para encontrar um canal de comunicação efetivo com o seu time. Ao adotar essa ferramenta, procure estar online com frequência para responder as mensagens. De nada adianta ter o chat se ele está offline!

Já vendeu e não quer perder essa receita garantida? Então, invista em automatizar seu processo de atendimento e oferecer interfaces de dúvidas e resolução de problemas pós-vendas. A gente sabe que essa tarefa é ainda mais difícil. Você não tem um time de TI pra chamar de seu ou não consegue priorizar isso. Fique calmo. O Troque Fácil resolve umas das operações mais complexas para você. Confere aqui >

Ferramenta e-mail marketing

Manter uma boa comunicação com os consumidores é muito importante no e-commerce. As redes sociais são boas para isso, porém nada se compara ao e-mail. Você já deve ter ouvido falar por aí, mas nós vamos reforçar. Ter milhares de seguidores nas redes sociais é legal. Porém, se em algum momento esses sites decidirem mudar seus algoritmos, você pode perder todo o seu investimento de tempo e dinheiro na construção dessa rede.

Com o e-mail marketing, você é dono da lista de contatos e pode escolher quando e como vai conversar com os seus clientes. Isso é ótimo para criar estratégias promocionais, evitar abandonos de carrinho, etc. Invista numa boa ferramenta, que pode ser integrada à sua loja virtual.

Sistema de avaliação

As avaliações no e-commerce auxiliam o consumidor que está em dúvida na hora da compra. Uma pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil descobriu que 27% dos consumidores se preocupam com o que outros compradores acharam de um determinado produto antes de finalizarem as suas compras.

Portanto, se você quer aumentar a conversão na sua loja, invista num sistema de avaliação. Contar com ferramentas que podem ser integradas ao seu e-commerce e que fazem isso para você é excelente. Dessa maneira, os consumidores podem confiar que de fato aquela opinião é verdadeira.

Gerenciadores de retargeting

Você pode contar com uma série de estratégias para conseguir novos consumidores para a sua loja virtual. O retargeting é uma delas. Esse sistema se baseia em cookies que registram o comportamento dos usuários em lojas semelhantes.

Ao fazer esse registro de cookies, a sua loja pode fazer anúncios específicos para um público que está apto a comprar os seus produtos. Para esse processo, contrate gerenciadores de retargeting.

Isso não é algo fundamental para o funcionamento da sua loja, mas te ajuda a conseguir novos clientes.

E você, colocaria mais alguma ferramenta que facilita a vida dos gestores de e-commerce nessa lista?
Se sim, compartilhe com a gente nos comentários!