O que o consumidor online espera do seu e-commerce?

Você pode ver as estatísticas. Nos últimos anos o e-commerce no Brasil cresceu consideravelmente e a tendência é que esse gráfico continue apontando para cima nos próximos anos.

Para se ter ideia, a previsão é que 2018 termine com um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, com faturamento de R$69 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Esse dado é excelente para o dono de e-commerce. Porém, traz um ponto que merece atenção. Se a cada ano o número de lojas virtuais aumenta, o lojista precisa se esforçar para sair na frente e chamar a atenção do comprador. Afinal de contas, a oferta é grande e o consumidor tem muitas opções na ponta dos dedos.

A solução para isso é começar a oferecer o que o cliente realmente quer, e que vai além do produto em si. Mas afinal de contas, o que o consumidor espera do e-commerce? A resposta é: uma experiência positiva. Itens interessantes ele encontra em todos os lugares. Porém, opta por uma determinada loja virtual pela conveniência e experiência que ela oferece.

Selecionamos a seguir algumas áreas que merecem a atenção do dono do e-commerce, pois melhoram consideravelmente essa experiência do consumidor. Confira:

Preço competitivo

A primeira coisa que o consumidor vai olhar no seu e-commerce é o preço. Por estar na internet, é muito fácil pesquisar qual é a loja virtual que oferece o mesmo produto, com o melhor valor.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 60% dos clientes encaram o preço do produto como principal diferencial na hora da compra.

Para garantir que o seu preço esteja sempre competitivo em relação ao mercado, é importante acompanhar os concorrentes. Você pode fazer isso com o auxílio de ferramentas, como a Prisync, que fazem relatórios dos valores praticados pelas outras lojas.

Frete grátis

A segunda coisa que os consumidores mais desejam, depois do preço, é o frete grátis, de acordo com a mesma pesquisa. No total, 39% dos entrevistados confirmaram que a entrega gratuita é um diferencial.

Nós sabemos que nem sempre é possível oferecer frete grátis para todos os consumidores. Porém, você pode criar algumas condições, que atraem o comprador. Algumas ações que costumam fazer sentido para os e-commerces são oferecer frete grátis para quem mora nas capitais.

Além disso, essa facilidade também pode ser ofertada para quem está realizando a sua primeira compra, ou em troca do consumidor se cadastrar na sua newsletter. Frete grátis acima de um determinado valor também pode ser um diferencial para quem deseja aumentar o ticket-médio das compras.

Uma outra alternativa para deixar o frete mais barato para você é contar com sistemas de logística inteligentes. Um deles são os pontos de retirada. Em vez de encaminhar o produto para a casa do consumidor (o que encarece o processo), manda-se o item para um determinado local da cidade. O consumidor vai até esse local, que costuma ficar perto da sua casa, para retirar o produto. Para adotar esse sistema, você pode contar com a Send4! Saiba clicando aqui.

Avaliações de consumidores reais

Ainda levando em consideração a pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela CNDL, 27% dos consumidores se preocupam com avaliações feitas por outros compradores. Ver os comentários escritos por quem comprou o mesmo item encoraja as pessoas a colocarem o produto no carrinho.

Para isso, a sua loja virtual pode contar com soluções de review de produtos, nas quais o consumidor compartilha a sua opinião sobre o item.

Formas de pagamento variadas

Oferecer apenas a opção de cartão de crédito no seu e-commerce acaba eliminando alguns potenciais clientes da sua loja virtual. Afinal de contas, muitas pessoas ainda gostam de fazer as compras no débito ou boleto. Por isso, é fundamental que a sua loja conte com um gateway de pagamento que ofereça diversas opções.

O resultado dessa oferta é que a sua loja virtual vai abranger ainda mais clientes. Além disso, a sua taxa de conversão também pode aumentar!

Troca gratuita

Muitos consumidores têm medo de fazer compras no e-commerce, precisarem realizar trocas e não conseguirem. Portanto, uma maneira de agradar os clientes (e aumentar suas vendas) é oferecer a troca gratuita, caso ela seja necessária.

Além de oferecer essa facilidade, é fundamental comunicar essa informação para o cliente. Tenha uma mensagem na página dos produtos dizendo que a troca é por conta da casa. Isso dá mais segurança para o comprador, principalmente quando os itens desejados são de vestiário.

Para tornar esse processo de logística reversa mais fácil para você, a nossa sugestão é que o seu e-commerce conte com o Troque Fácil. Essa ferramenta torna a devolução dos produtos muito mais ágil, eficiente e barata para o lojista. Saiba mais.

Loja física e virtual realmente integradas

O consumidor atual do e-commerce quer que as suas lojas virtuais favoritas estejam alinhadas com as offline. Eles desejam viver o omnichannel de verdade, pois isso torna as compras mais fáceis.

Para oferecer essa experiência para o consumidor, garanta o alinhamento de todos os seus canais: preços iguais, possibilidade de comprar um item online e retirar presencialmente, etc.

O importante é deixar de pensar em "online x offline" e garantir que todos os canais tenham apenas um objetivo: tornar a vida dos clientes e a experiência de compra mais fácil.

Baseado na sua experiência com e-commerces, que outros aspectos você acredita que os consumidores levam em consideração na hora de fazer uma compra? Compartilhe o seu insight com a gente nos comentários!