E-commerces e redes sociais: como essa combinação é essencial

Dia 30 de Junho é o dia das Redes Sociais. Todo e-commerce que se preze precisa ficar atento e saber como utilizar essas ferramentas a favor do seu negócio. Entenda a importância de uma boa gestão de redes sociais para aumentar as suas vendas.

As mídias sociais são uma poderosa ferramenta para lojas virtuais. Elas têm o potencial não somente de de direcionar consumidores para novos produtos, mas também engajar e criar um senso de comunidade. Uma presença completa nas mídias sociais inclui a possibilidade de compra através dessas ferramentas, além do compartilhamento de produtos recentes com amigos e seguidores em apenas alguns cliques.

Por que as redes sociais são importantes para o seu e-commerce?

As mídias sociais continuam sendo um gerador de tráfego muito importante, mesmo que os compartilhamentos tenham caído um pouco. Isso porque as pessoas estão consumindo mais vídeos e streamings. Embora isso esteja acontecendo, as redes em si continuam crescendo. Essa é uma oportunidade de gerar mais tráfego.

Segundo projeções atuais, 90% dos negócios estarão usando as redes sociais de alguma maneira até 2020. Caso você não faça parte dessa estatística estará perdendo mercado para o concorrente. 

20 a 40% dos clientes gastam mais com empresas que possuem engajamento nas mídias. Sem contar que os consumidores se conectam nelas 2 horas e 15 minutos por dia, em média. Isto é: o cliente ideal está online grande parte do tempo e é preciso atrair ele para as suas páginas. Caso contrário, você estará perdendo oportunidades.

As redes sociais no e-commerce

Existem duas funções das redes sociais para os e-commerces. Uma delas é focar na venda e a outra é  aumentar o engajamento da marca, e elas não devem estar desvinculadas. É importante manter esses dois objetivos em conjunto, afinal o que o seu negócio mais quer é aumentar as vendas enquanto ainda cria uma experiência positiva sobre a sua marca.

Pesquisas mostram que clientes que participam de interações positivas com a sua empresa nas redes possuem três vezes mais a probabilidade de recomendar a sua marca.

Enquanto é difícil mensurar de forma concreta os retornos através de aspectos indiretos, como fazer perguntas e engajamento em conversas com seguidores, esses componentes ajudam a construir uma lealdade na marca e um senso de comunidade. Quando isso começa a lidar com questões de atendimento ao consumidor, essas interações nas mídias sociais são importantes para conter consumidores e demonstrar comprometimento em resolver problemas. 

É importante que o site dos e-commerces incentivem os clientes a entrarem nas páginas das redes sociais. Assim como é importante que através das redes sociais as lojas direcionarem os seguidores para o site dos e-commerces, a fim de converter em vendas.

Pense estrategicamente

Algo que conta muito nesse momento é ter uma estratégia pré-definida antes de mergulhar nas mídias sociais. Criar um tom consistente que reflete a atitude do negócio ajuda muito nesse momento. Pesquisa e intuição, juntas, fazem parte da criação de uma estratégia. Determine onde o tempo e o esforço serão mais efetivos. 

É essencial tirar tempo para que as fotografias dos produtos sejam de alta qualidade. Considerando táticas de branding, utilize sempre que possível o logotipo do seu negócio nas imagens e vídeos postados.

Hora de crescer

Aumentar o número de pessoas seguindo o seu negócio irá lhe garantir maior autoridade e engajamento. Mas vale lembrar que comprar seguidores ou curtidas não é indicado, pois o que vai realmente valer a pena é um crescimento orgânico, com pessoas reais que estão seguindo as suas redes pois acreditam no seu trabalho ou têm interesse em seus produtos de alguma forma. Para atrair mais esses seguidores é importante focar em conteúdos relevantes, que estejam alinhados com a sua persona. 

Promoção! Promoção!

Uma das mais básicas e cruciais questões que precisa ser constantemente lembrada é porque uma promoção está sendo conduzida e qual o seu objetivo. Quando o objetivo é queimar o estoque que está estagnado, o direcionamento é diferente quando o foco é aumentar as vendas. 

Uma maneira de recompensar os clientes sem perder muito na margem de lucro é ter oportunidades de pré-encomenda, bem como descontos modestos em tais ofertas. Tornar a promoção disponível apenas para uma ou algumas redes sociais fará com que esse esforço de marketing se destaque e ofereça aos clientes uma sensação de exclusividade - uma ferramenta poderosa para as empresas. Outra maneira de se concentrar na exclusividade é ter vendas em flash, ofertas extremamente limitadas que duram alguns dias ou apenas algumas horas. Promover a velocidade com que o evento de venda terminará e os descontos a serem obtidos é uma boa maneira de estimular os consumidores sem ter que reduzir a receita a longo prazo.

Dicas de ouro 

Facebook Pixel para maximizar seu impacto 

No mundo do Marketing Digital é difícil encontrar um “hack” mais eficiente do que o retargeting. Retargeting é simplesmente colocar anúncios e outras mídias na frente de indivíduos  que agiram no seu funil de vendas no passado. 

Para garantir que você capture dados relevantes em todos os principais estágios de seu funil de vendas online, é importante saber qual segmento ou conteúdo fez com que um visitante comprasse seu produto ou optasse por não o fazer.

Uma vez instalando o Facebook Pixel na sua loja digital, é recomendado que algumas conversões sejam adicionadas. Dentre elas:

  • Visualização de conteúdo
  • Adicionado ao carrinho de compras
  • Início de checkout
  • Compra completa

Desta forma, será possível segmentar esses grupos em audiências, fazendo um retargeting sem maiores esforços posteriores. 

Para o e-commerce, trabalhar com uma segmentação personalizada é uma chave de sucesso de longo prazo.

Aproveite vídeos ao vivo

Nos últimos anos os vídeos ao vivo ganharam ainda mais espaço nas redes sociais. No e-commerce a sua importância também é grande. Segundo pesquisa, 80% das pessoas preferem vídeos ao vivo do que ler um blog post. O importante é que essa estratégia esteja vinculada a todas as redes sociais possíveis, pois seu cliente pode estar no facebook, no instagram ou em outra rede social.

Lembre sempre de ser autêntico nessa forma de conteúdo, é um momento em que o seguidor consegue fazer a ligação entre a marca e a pessoa que está fazendo a live. Aproveite para dar dicas para os seus clientes, falar sobre lançamento de produtos e criar um sistema de troca de informações que resultará em um engajamento.

Mantenha sempre o foco em testes

Sem testes consistentes para avaliar ads, você sempre irá correr o risco de deixar o dinheiro na mesa. Com a quantidade de tecnologias disponíveis, aposte em ferramentas para teste A/B, por exemplo. Assim será possível chegar a respostas mais certeiras sobre os anúncios em redes sociais e o que deve ser mudado, caso o sucesso desejado não esteja ocorrendo. Ao manter o foco nesses acompanhamentos, você otimiza seu tempo e consegue replicar estratégias para novas campanhas. 

Algumas sugestões de ferramentas para testes de otimização: AdEspresso, Optimizely ou Adobe Target.

Engaje através de experiências reais

Segundo pesquisas, 92% dos consumidores confiam mais em recomendações individuais do que recomendações de outras marcas. Então, que tal pedir para que seus clientes gravem depoimentos sobre o seu produto? Ou então deixem comentários em seu site?

Todos esse material pode converter em mais confiança sobre a sua marca e uma conversão maior de clientes. 

Para agitar as redes sociais uma dica é engajar a utilização de hashtags entre clientes. Isso ajuda na divulgação da mercadoria e ainda cria uma espécie de comunidade da marca.

Tá vendo só?
Apesar de não ser fácil gerenciar as redes sociais a fim de obter mais clientes e fidelizá-los, é possível organizar todos os objetivos e colocar as redes sociais como parte essencial da estratégia para alavancar as vendas.

Quais dessas informações mais te chamou atenção?
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