O que não pode ficar de fora do seu planejamento nessa Black Friday

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday dá início à temporada de compras de final de ano, incluindo o natal, ano-novo e os saldos de início de ano.

A data chegou ao Brasil no início dos anos 2000, porém caiu no gosto popular tanto dos consumidores, quanto das lojas apenas por volta de 2015. Desde então, vem crescendo cada vez mais. Este ano, a intenção de compra dos consumidores brasileiros é 58% mais alta em relação ao ano passado. A expectativa para 2019 é que o faturamento da Black Friday chegue a R$3,5 bilhões somente no comércio eletrônico.  

Estamos nos aproximando do início da temporada de Black Friday. Se você não está se planejando agora, já deve ter preparado suas promoções, ações, estratégias para o aumento de vendas que vem com a segunda maior data individual do ano para o varejo. Certo? Afinal, aumento em vendas naturalmente desencadeia um volume maior de trabalho em todos os seus departamentos!

O planejamento para as grandes datas comerciais se mostrou ser a parte mais importante do processo, mas muitas vezes, pode ser uma dor de cabeça para os gestores de e-commerce. Para te ajudar a preparar seus processos para essa época movimentada, selecionamos algumas dicas que não podem faltar e poderão melhorar seu desempenho nessa Black Friday. 

 

Automatize processos

Agilidade e eficácia são indispensáveis quando o assunto é Black Friday. Então fique atento e prepare bem a sua equipe para atender a todas as demandas. Para economizar tempo e dinheiro em serviços internos, você pode contratar soluções que irão te ajudar não somente em datas especiais, como nas operações rotineiras do seu e-commerce. 

O Troque Fácil, por exemplo, te ajuda a gerenciar as reversas e a reter esses clientes através de uma experiência facilitada e agradável. Teste grátis aqui.

Invista na divulgação online

A presença nas redes sociais e campanhas em google ads é essencial para promover seu e-commerce em qualquer período. Mas em datas especiais é preciso criar maneiras de chegar ao seu consumidor e se destacar no meio de um mar de ofertas. 

Para que sua conversão seja maior é preciso que as pessoas já tenham sua loja em mente quando a Black Friday chegar. Que tal deixar uma caixinha disponível para que seu cliente cadastre o e-mail e receba updates sobre as ofertas de Black Friday da sua loja?

Mesmo que o cliente não vá finalizar a compra online, 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais. Aproveite essa oportunidade para converter esses clientes que estão apenas pesquisando. Na Black Friday, as pessoas estão mais dispostas a arriscar, indo atrás de marcas que não conhecem. Aí pode está uma oportunidade para converter mais vendas.

Muito além da venda e do preço

O preço baixo é o principal fator que atrai o cliente para sua loja, não só durante a Black Friday. Mas não basta oferecer um bom preço se seu objetivo é fidelizar o cliente. É preciso investir em um atendimento de qualidade que faça com que a jornada de compra do seu consumidor seja o mais agradável possível e ele saia dela com intenção de voltar a sua loja. Lembre-se: cuidar do seu cliente nunca sai de moda.

Planeje seu estoque

Não perca vendas por falta de estoque. Faça um levantamento de quais os produtos mais vendidos da sua loja ou quais podem ser durante a Black Friday. Aposte neles, coloque os maiores descontos nos produtos que são os mais procurados pelos seus clientes e reforce o estoque deles. 

Faça um plano de contingência  

Um plano de contingência pode ser a salvação para momentos de crise. Reúna seu time de operações para descrever todas as possibilidades de problemas e deixar um plano e/ou material pronto para a ocasião. Além de revisar os acontecimentos das últimas Black Fridays, o modelo 5W2H é ótimo para esse tipo de iniciativa e garante que todos saibam o seu papel em cada momento. Lembre-se que depois da venda, vem as demandas de atendimento pós-vendas e você pode sofrer com atrasos, arrependimentos e desistências por bastante tempo até mesmo por fatores externos e difíceis de controlar. Seu plano deve estar preparado para manter seu cliente satisfeito durante o pós venda

 

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