dicas comprovadas para vender mais

5 dicas comprovadas para você vender mais online (COVID-19)

O e-commerce está passando por um momento único, mais de 51% dos brasileiros afirmam que irão comprar online. Alguns segmentos como supermercados, farmácias e petshops, têm visto suas vendas subirem.

Não queremos que você fique de para trás, por isso, preparamos 5 dicas para lhe ajudar nas vendas online e fazer seu e-commerce faturar mais neste momento de crise.

1) Faça transmissões ao vivo e demonstre seus produtos

Quem está conectado nas redes sociais sabe o quanto as lives e webinars estão na moda. Seguindo essa tendência, o mercado tem explorado isso para divulgar produtos, se relacionar com clientes e gerar vendas. Através do Instagram ou outras plataformas de vídeo, você consegue falar com o seu público, aproveitando esse momento para se fazer presente e mais próximo.

Recentemente, uma empresa chinesa se viu com o mesmo problema das marcas brasileiras; lojas físicas fechadas e precisando faturar. O CEO da marca tomou a iniciativa de fazer lives para conversar com os clientes e apresentar os produtos. O esforço foi um sucesso!  A transmissão ao vivo atraiu mais de 60.000 espectadores e a marca atingiu 400.000 RMB (US $ 56.632) em vendas – um aumento de 45% em relação ao ano anterior no mesmo período.

2) Foque no Cartão Presente

Se seu serviço depende de fornecedores ou mão de obra que não está disponível agora, uma boa ideia pode ser a venda de cartões presentes. Por exemplo, ofereça para seus clientes alguns descontos. Desta maneira, você conseguirá fazer caixa, não precisando dispor de produtos agora, pois o cartão será utilizado futuramente pelo seu cliente. Essa iniciativa é tão eficiente, que algumas plataformas de e-commerce como a Shopify liberaram este recurso por tempo indeterminado para todos os clientes.

Veja os passos que listamos para você ter sucesso com vendas de Cartões Presente:

  • Ative o recurso em sua plataforma;
  • Ofereça Cartões Presente com alguma vantagem, por exemplo, pague R$ 150,00 e use R$ 200,00;
  • Ative suas redes sociais e divulgue esta oferta;
  • Conte essa novidade para sua lista de clientes VIPs.
dicas para vender mais

3) Ative sua lista de clientes VIPs

É comprovado que é mais barato fazer um cliente recomprar, do que adquirir um novo cliente. Neste momento o que você deve evitar é aumentar o CAC (custo de aquisição de cliente), para isso é preciso ativar sua lista de clientes de maneira efetiva.

Veja algumas dicas de como ativar sua base de clientes e garantir um boa taxa de recompra em seu e-commerce neste momento de crise.

  • Segmente sua base de clientes por categoria de produtos, ticket médio e região;
  • Liste produtos complementares ao comprado por eles;
  • Faça um e-mail marketing bem construído;
  • Ative seus clientes também por Whatsapp;
  • Ofereça um cupom de desconto para uma nova compra, no caso da segmentação por região você poderá oferecer frete grátis para determinadas cidades;
  • Calcule sua taxa de recompra para saber a efetividade da sua campanha. Se você vendeu para 1.000 clientes e destes, 300 já eram da sua base, sua taxa de recompra é de 30%.

4) Transforme seus funcionários em influenciadores online

Se sua empresa tem lojas físicas, neste momento seus funcionários provavelmte estão em casa. O avanço do COVID-19 obrigou a população (e o varejo) ficar em lockdown. Se por um lado, essa situação é ruim para os negócios, por outro, você tem ao seu lado pessoas que realmente conhecem o seu produto e podem te ajudar neste momento. Diversas marcas brasileiras estão investindo na força do online, permitindo que os estoques das lojas físicas sejam vendidos pela internet. Isso cria, além de meios de garantir que os funcionários possam continuar trabalhando e vendendo, uma divulgação extra dos produtos online.

A Ikesaki é um dos players brasileiros que transformou seus vendedores das lojas físicas em vendedores digitais, e acredite este movimento não tem mais volta. A multicanalidade é algo que se fala há anos, porém agora com o COVID-19 e as lojas físicas fechadas o processo se acelerou. Outro player que acelerou este movimento foi a RiHappy, que lançou na semana passada, seu programa para transformar todo o time em vendedores. Através desse programa a empresa garante a rastreabilidade das vendas online por cada pessoa e continua com o pagamento de comissão aos vendedores.

5) Use vale compras para reembolsos e trocas

Pode parecer que não, mas as trocas e devoluções são uma ótima maneira para manter a experiência do cliente elevada e ainda garantir uma receita extra. No Brasil, o cliente tem garantido por lei o direito do arrependimento. Compras online podem ser devolvidas em até 7 dias e o consumidor deve ser ressarcido de todos os custos. O que muitas marcas fazem é dificultar este processo, achando que, assim irão fazer com que o cliente desista da troca. Essas marcas acham que assim estão evitando de perder receita, mas elas não sabem que 92% dos compradores online afirmam que voltariam fazer uma compra se o processo de trocas e devoluções fosse simples e ágil.

Durante o processo de trocas, recomendamos que, ao invés de simplesmente trocar o produto, você gere um vale compras para o cliente no mesmo valor do item, solicitando que ele faça uma nova compra. Uma simples mudança na maneira de agir da sua loja gera dois grandes benefícios, sendo eles:

  1. Você não precisa congelar o produto no seu estoque, aguardando o cliente postar a mercadoria e a chegada do mesmo. Muitas vezes, o cliente desiste da troca, o que faz que seu produto fique parado no estoque por alguns dias.
  2. O grande motivo, na nossa visão, é este: comprovamos que em média o cliente faz 44% upsell ao usar o vale compras, ou seja, você vende mais para o mesmo cliente.

Agora quando o cliente pede a devolução do dinheiro, muitas marcas perdem o sono, pois veem uma venda já feita escoar pelos seus dedos. Um processo eficiente e elaborado de retenção pode garantir que até 60% dos estornos sejam convertidos em vale compras. Isso gera, no futuro, uma oportunidade de upsell desse cliente. Conheça o Troque Fácil, ferramenta que automatiza e organiza todo o seu processo de Trocas e Devoluções de maneira simples e ágil. 

dicas de retenção
Retenha clientes que pedem estorno das compras online

Agora que você leu todas as nossas dicas, já sabe quais vai aplicar na sua operação? 

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