dia das mães

 4 dicas para o Dia das Mães

no e-commerce

Confira nossas dicas para melhorar seu atendimento e oferecer o melhor Dia das Mães no seu e-commerce.

Perdendo apenas para o Natal e a Black Friday, o Dia das Mães é a terceira data mais importante para o varejo brasileiro. Já falamos diversas vezes aqui no blog sobre o crescimento do mercado de e-commerce devido ao cenário atual. Se em 2019, o dia das mães movimentou R$2,2 bilhões em vendas online, em 2020 esse número tende só a aumentar.

Assim, vem a chance para o seu e-commerce ter um up no faturamento. Mas para isso, é preciso planejamento e organização para que, além de comprar, seus clientes sejam fidelizados pelo bom atendimento que seu e-commerce oferece. Pensar em campanhas especiais é essencial para conquistar o público consumidor e alcançar um aumento considerável nas vendas.

Mas não é sobre isso que vamos falar hoje!

Queremos trazer sua atenção para a preparação do pós-venda de Dia das Mães do seu e-commerce. Temos certeza que você já sabe que com o aumento de vendas, logicamente, vem o aumento de contatos de pós venda.

Mas como você lida com esse momento? Incha seu time de SAC temporariamente para atender a todos os chamados? Mobiliza membros de outras equipes para ajudar a responder os tickets? E a organização? Você consegue manter um controle firme sobre as solicitações que foram resolvidas ou não pela sua equipe?

A gente sabe como essas épocas são cheias de trabalho (e, às vezes, confusões) para os times de atendimento dos e-commerces. Então, separamos 4 dicas que podem salvar sua reputação, fidelizar os novos clientes e encantar ainda mais os antigos. 

1) Ofereça troca grátis e descomplicada.

Muitas lojas ficam inseguras sobre oferecer facilidades na hora da troca. Para elas, pode parecer que estão perdendo dinheiro e incentivando que os cliente realizem trocas e devoluções desnecessárias.

Mas na verdade, de acordo com uma pesquisa do site FreeShipping.com, de 2010 (sim, 10 anos atrás!), 88% dos consumidores dizem que saber que a troca do produto será grátis é um grande decisor na hora de escolher um e-commerce para comprar. Além disso, 67% deles afirmam que esse tipo de atitude os encoraja a comprar mais na mesma loja.

2) Tenha uma política de troca e devolução fácil

Deixar claro que os direitos do seu cliente estão garantidos aumenta a confiança dele na sua marca. Os consumidores se sentem mais à vontade para conhecer novos e-commerces se eles confiam na empresa.

Por isso, deixar sua política de troca e devolução fácil de entender e acessar, é essencial! Deixe os jargões jurídicos para os Termos de Serviço do site. Para que seu cliente entenda as condições de reversa, escreva, em outra página ou FAQ, de forma clara e resumida como funciona o processo no seu e-commerce.

conexões

3) Permita que seu cliente resolva as coisas sozinho (se ele quiser)

Os consumidores modernos preferem resolver seus problemas sozinhos do que passar pelo processo de tentar entrar em contato com a empresa e esperar por uma resposta. Em pesquisa realizada pela Zendesk, 53% dos consumidores afirmam que, se possível, preferem resolver seus problemas através de um auto atendimento.

Uma das formas de oferecer o “self-help” sem muita dificuldade é mantendo suas FAQ’s atualizadas e bem construídas. Assim, os clientes só irão precisar entrar em contato caso seja uma exceção.

Outra forma de auto atendimento que ajuda tanto o e-commerce quanto o consumidor, é o de trocas e devoluções. Existem soluções, como o Troque Fácil, que automatiza esse processo, permitindo que o cliente faça a solicitação e a postagem do produto sem precisar entrar em contato com o e-commerce.

4) Logística e Rastreamento da compra

O motivo que mais gera contatos com o SAC de um e-commerce é referente ao transporte do produto. Quando vai chegar? Onde está? Já saiu? São perguntas que se passam na cabeça de todos os consumidores depois de comprar um produto online. Por isso, permitir que seu cliente faça o rastreio e fornecer de forma proativa informações sobre o caminho do produto dele, é essencial para diminuir o número de contatos com sua equipe de atendimento.

 

Você já conhece o TRAKR? Ele automatiza as notificações de entrega pelo canal que seu cliente preferir, além de diversos outros benefícios. Confira clicando aqui.

 

E aí, você já está preparado? Conte aqui nos comentários como será o Dia das Mães no seu e-commerce!

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