fortalezas

Como usar suas fortalezas em momentos de crise?

Em meio ao caos e a crise, se diferencia quem consegue usar suas fortalezas para gerenciar o momento, isto é um fato. Mas como identificar as fortalezas e direcionar sua energia para os esforços corretos? Recentemente, nosso time bateu um papo sobre o assunto e queremos compartilhar algumas dicas que podem te ajudar

1 - Não comece nada que não seja pelo autoconhecimento

É isto mesmo! Não adianta testar técnicas e dicas infalíveis, se em primeiro lugar você não buscar se conhecer. O que você gosta de fazer, como você age, o que faz de melhor, quais suas características mais marcantes, pelo que você quer ser reconhecido? Estas são perguntas básicas para lhe ajudar a conhecer seus pontos de fortaleza e tendo este conhecimento certamente você chegará ao seu objetivo. Você pode iniciar este processo se questionando ou perguntando a pessoas próximas de você sobre qual a percepção delas em relação ao seu perfil. Outra forma de se conhecer é buscar testes simples e práticos que podem guiar sua busca por autoconhecimento como o Teste de Valores Pessoais de Barret.

2 - Foque no que você é bom!

Este não é o momento para focar sua energia em desenvolver aquelas soft skills que declaradamente você ainda não domina. Não estamos falando para deixar elas de lado, principalmente se elas são importantes na sua vida pessoal e profissional, contudo, para desenvolver algo que requer muito esforço, precisamos de acompanhamento. Todavia, se uma das suas fortalezas é ser empático, comunicativo ou criativo, aproveite para focar nesses pontos e oferecer aos outros aquilo que você tem de melhor. Se sentir útil é primordial neste momento.

3 - Busque conhecimentos diversificados

Uma mente ocupada e produtiva é uma ótima oficina para reconhecimento e desenvolvimento de novas fortalezas. Procure saber o que está acontecendo no mundo, mas nada de ficar procurando por notícias de tragédia o dia todo! Leia sobre assuntos diversos e aleatórios. Devido a situação que estamos passando, muitas instituições estão liberando cursos online de forma gratuita, além disso, mais do que nunca encontramos conteúdos valiosos em ferramentas incríveis como Ted Talks. É uma super chance de agregar ao seu repertório! 

4 - Cerque-se de pessoas que alimentam suas fortalezas

Juntos mas distantes ok? Mantenha “por perto” aquelas pessoas que ajudam a potencializar suas fortalezas. Seja por ligação, videoconferência, mensagens ou qualquer outro meio de comunicação, neste momento é muito importante se conectar. Crie momentos, rituais, espaços para compartilhar como tem sido seus dias, quais os desafios estão enfrentando, quais as boas surpresas e acima de tudo, crie um espaço para ouvir com interesse genuíno.

 

Uma coisa nós podemos ter certeza: essa crise vai passar! E como você pretende chegar ao fim dela? Nós queremos chegar lá mais unidos e mais fortes!

Dica bônus:

Em meio a pandemia que o mundo vive, existe um sentimento que precisa ser o astro rei das relações pessoais: empatia. A palestra “O Poder da Empatia”, de Brené Brow, é uma das 5 mais assistidas do mundo e cabe como uma luva em nosso momento atual.

Confira o vídeo aqui: O Poder da Empatia - Brené Brown