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 Guia completo para o

Dia dos Namorados no e-commmerce

O Dia dos Namorados está chegando e a julgar pelo desempenho do ano passado, as expectativas para 2020 estão nas alturas. 

Em 2018 a data foi impactada pela greve dos caminhoneiros, o que afetou drasticamente o faturamento. Mas em 2019 o jogo virou. Faturamento de R$2,2 bilhões e aumento de 50% no número de pedidos em relação ao ano anterior. 

Já neste ano, a expectativa, devido à crise do COVID-19, é que o comércio eletrônico alcance um faturamento ainda maior. Com 57% dos do casais afirmando que pretendem comemorar a data (dado Social Miner), a estimativa é que o e-commerce alcance digítos ainda maiores.

Sobre a data:

Se tem uma data que representa bem o poder do marketing para o varejo, é o Dia dos Namorados

No mundo inteiro o dia 14 de fevereiro é o escolhido para celebrar o amor. Mas por aqui, desde 1948, celebramos essa data em 12 de junho, que coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro. Mas o motivo dessa data tem pouco a ver com religião, a escolha dela foi exclusivamente comercial

A ideia veio do publicitário João Dória – pai do atual governador de São Paulo. A agência de publicidade de Dória, tinha o objetivo de aumentar as vendas do mês de junho de uma grande varejista, pois neste mesmo mês as vendas costumavam ser muito fracas. Então, inspirado pelo dia do santo casamenteiro, Dória criou a primeira campanha de Dia dos Namorados. 

A moda pegou e atualmente é uma das datas mais movimentadas do varejo. Por isso continue lendo e confira as nossas dicas imperdíveis para vender mais e melhorar seu relacionamento com os clientes. 

 

Não é só sobre amor, é sobre aproveitar as oportunidades: 

Toda data comemorativa é oportunidade para o seu e-commerce conquistar mais clientes (e faturamento). Confira o material e saiba como vender ainda mais neste Dia dos Namorados.

[Checkpoints]

1 - Saia do comum e vá além do romance

2- Facilite

3- Use a internet e as redes sociais a seu favor

4- Dê uma ajudinha para o seu cliente

5- Promoções até o último minuto

6- Comemore o amor próprio

1) Saia do comum e vá além do romance

O Dia dos Namorados não se trata mais apenas de flores, jantares, jóias e casais. Independente do seu segmento, você pode sim aproveitar as oportunidades que essa data traz. Com a estratégia certa é possível atingir qualquer público.  O mercado Pet, por exemplo, não precisa ficar de fora dessa data. Olha a ideia da Petz, rede varejista de pet shops.  Eles pegaram o gancho de uma pesquisa americana que afirma que pessoas que tem foto com animais em perfis de aplicativos de namoro, tem mais chances de conhecer pessoas. Assim, fizeram uma ação na loja para tirar foto dos pets com seus donos, o que atraiu mais pessoas para a loja e, consequentemente, mais vendas.

 

2) Facilite

Dê mais comodidade ao seu cliente. Ofereça embalagem especial ou cartão de graça para que o cliente não tenha que ir até uma loja ou comprar online pagando mais um frete.  Frete grátis também chama muita atenção nesses momentos. Se não for possível para o seu negócio, tente estipular um valor mínimo de compras para entrega grátis – acredite, as pessoas fazem um esforço extra de gastar mais só pelo frete grátis.

 

3) Use a internet e as redes sociais a seu favor

Crie uma página especial para o dia dos namorados, com um bom SEO para que sua loja apareça lá no topo do ranking de pesquisa do seu segmento.  Além disso, use e abuse das redes sociais. O instagram, por exemplo, é sua maior vitrine. Capriche nas fotos, no design das imagens e nas legendas. Assim como o site, suas redes sociais tem que entrar no clima da campanha.  Não se esqueça de engajar com seus seguidores. Mostre os bastidores dos preparativos, ofereça promoções exclusivas para quem acompanha seus stories, interaja com o máximo possível de seguidores e que tal fazer um concurso fotográfico ou sorteio para aumentar o engajamento e divulgar para mais pessoas suas promoções?

 

 4) Dê uma ajudinha para o seu cliente

Comprar presentes seja para um namorado, para um amigo ou até mesmo para a sua mãe pode ser um grande desafio, especialmente se você quer fugir do padrão.  Ajude seus consumidores criando listas de presentes baseados na personalidade da sua persona ou no tipo de cliente que você atende. Essa é uma ótima maneira de ajudar seus consumidores e mostrar a eles produtos que normalmente não seriam pensados para essa data.

 

5) Promoções até o último minuto

Deixe suas promoções no ar até o último minuto. As compras de última hora são comuns em todas as datas comemorativas. Afinal, quem nunca esqueceu um presente e precisou fazer uma compra rápida. Você vai querer ser a loja que salvou o dia dos namorados de alguém.

❗Mas não se esqueça: se vai vender, garanta o prazo de entrega correto.❗

 

 6) Comemore o amor próprio 

Já falamos que o Dia dos Namorados não é mais só sobre os casais. É possível ver este dia por outra perspectiva e alcançar uma audiência maior ainda promovendo o amor próprio.  AMARO, por exemplo, já está explorando este lado de uma maneira bem positiva. A marca disparou um e-mail encorajando o sentimento de amor próprio ao mesmo tempo que promove suas peças. 

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Saiba como a AMARO vem transformando trocas em vantagem competitiva

 

 Dê amor ao seu cliente e aproveite essa oportunidade de fidelização

A enxurrada de consumidores na caça pelo presente ideal, torna o Dia dos Namorados a oportunidade perfeita para transformar aqueles compradores de primeira viagem em clientes fiéis à sua marca. Mas como é possível fazer isso? O primeiro passo é criar uma boa estratégia de relacionamento, fidelização e retenção de clientes.

[Checkpoints]

1- Quem nunca errou no presente, que atire a primeira pedra

2- A primeira impressão é a que fica

3- Fim da jornada de compra

4- Vai chegar no dia? Onde está? Já foi enviado? Tem código de rastreio?

 

1) Quem nunca errou no presente, que atire a primeira pedra

As trocas e devoluções costumam ser uma preocupação tanto para clientes, quanto para os lojistas e não só no Dia dos Namorados. Mas calma! Essa situação não precisa ser um pesadelo para ninguém. Inclusive, pode ser uma grande oportunidade, se administrada corretamente. Uma experiência de troca positiva é extremamente eficaz quando se fala em fidelização e retenção de clientes. Uma pesquisa realizada pela Ebit, aponta que 92% dos clientes que tiveram uma boa experiência de troca, voltariam a comprar do mesmo e-commerce. Por isso, é muito importante que seu e-commerce tenha um bom sistema de trocas e devoluções, aliado a uma política de trocas bem escrita e clara para os clientes. Outra boa estratégia para esse período de isolamento social, é estender o prazo de troca. Isso deixará o cliente mais confiante em comprar na sua loja.  É possível juntar tudo isso em um só serviço. O Troque Fácil abre uma infinidade de possibilidades de fidelização de clientes e retenção de receita para o seu e-commerce. Quer saber mais? Clique aqui.

 

 2) A primeira impressão é a que fica

O atendimento ao cliente é o que vai te diferenciar do concorrente, já que cada empresa tem seu jeito de fazer (bom ou ruim). Com certeza você já teve uma experiência ruim em algum e-commerce, certo? E acredito que depois dessa experiência as chances de você indicar a loja para alguém sejam bem baixas. Portanto, desde o primeiro contato é crucial ter um bom atendimento, que irá aumentar as chances de recompra no seu e-commerce.  Nos próximos dias seu e-commerce estará cheio de novos clientes e em cada um deles existe uma oportunidade de fidelização. Ofereça algum desconto para a primeira compra, tenha uma comunicação clara e agradável e tenha uma equipe a disposição para solucionar possíveis dúvidas. 

 

 3) Fim da jornada de compra

A experiência de atendimento não termina quando o cliente paga a compra. Tenha um bom suporte de pós-venda, para solucionar todas as dúvidas do seu cliente e deixá-lo mais confiante na sua marca. Oferecer rastreio, troca facilitada e uma comunicação fácil e assertiva fazem parte de um bom atendimento pós-venda e dão sensação de segurança ao consumidor, que sabe que está comprando em um e-commerce sério.

 

4) Vai chegar no dia? Onde está? Já foi enviado? Tem código de rastreio?

Se você tem um e-commerce, deve conhecer bem essas perguntas. O motivo número 1 de contatos entre cliente e o SAC de um e-commerce é relacionado ao rastreio de encomendas.  Especialmente em datas comemorativas, onde o presente tem “data de validade”, os clientes ficam ansiosos para saber se o item vai chegar a tempo.  Mais uma vez, parte da fidelização dos clientes, envolve estar bem equipado com soluções que otimizem e organizem o trabalho da equipe de atendimento.  TRAKR pode te ajudar nesse sentido. Ele vai além apenas do rastreio e ajuda a gerenciar as expectativas do seu cliente. Com ele o consumidor escolhe o melhor canal de comunicação para receber as atualizações do seu pedido e ainda pode ter diversos tipos de interação. 

 

O Dia dos Namorados não é mais uma oportunidade tão nichada quanto costumava ser anos atrás. Marcas e segmentos fora do padrão popular de presentes podem sim, com a comunicação certa, tirar vantagem dessa data comemorativa para vender mais e aumentar sua cartela de clientes. Espero que você aproveite todas as nossas dicas e encha seu e-commerce de amor e fidelização nesse Dia dos Namorados! 

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