Você pode investir muito dinheiro em atividades para divulgar a sua loja. Porém, o bom e velho boca a boca é uma das ações que mais vão trazer retorno para o seu negócio. Também conhecido como Marketing de Defensores, entenda como essa estratégia pode te ajudar!

Primeiramente, se a sua empresa ainda não criou nenhum tipo de ação que incentiva a divulgação da sua marca entre os clientes, este é o momento! Separamos algumas estatísticas que mostram como o boca a boca é poderoso para os empreendimentos.

Estatísticas do marketing boca a boca

1. Indicação de um amigo ou familiar

De acordo com uma pesquisa elaborada pela Nielsen, 94% dos consumidores confiam na indicação de um amigo ou familiar, acima de outras formas de propaganda. Além disso, a empresa também descobriu que 77% dos consumidores sentem um impulso maior para realizar a compra quando os descobrem por meio de recomendações.

2. O poder da recomendação

A Nielsen também pesquisou que 56% dos consumidores descobrem novos produtos por causa da recomendação de conhecidos. Isto é, sem esse incentivo social, não iriam atrás dos itens.

3. Novos produtos e as redes sociais

Um outro estudo, realizado pelo Gladson, chegou a um dado que se relaciona com o item anterior: 30% dos consumidores descobrem a existência de algum produto por causa das postagens que amigos fazem nas redes sociais (é um boca a boca virtual!).

4. Os defensores das marcas

Clientes apaixonados (os chamados defensores da marca) são 83% mais propensos a falar sobre produtos dessa determinada empresa, ao serem comparados com os consumidores convencionais, de acordo com um estudo realizado pelo BzzAgent. Esses defensores da marca desse modo têm 50% a mais chances de influenciar uma compra.

Desta forma, todas essas estatísticas mostram como as pessoas levam em consideração o que os amigos ou conhecidos dizem. Sabendo disso, a nossa sugestão é que você crie uma ação organizada na sua empresa, para fazer com que os clientes falem sobre o seu e-commerce para os outros.

Como criar uma estratégia de divulgação boca a boca entre os seus clientes

Defina os objetivos da sua ação

Antes de qualquer coisa, você deve definir quais são os seus objetivos com essa campanha de divulgação “boca a boca”, ou Marketing de Defensores. É conseguir novos clientes? Reativar compradores antigos? Afinal, ter isso em mente te ajuda na hora de criar as ações.

Crie algo que a pessoa possa falar a respeito

Você já sabe qual é o seu objetivo principal com essa ação? Se a sua ideia é conseguir novos clientes, por exemplo, é importante criar alguma “notícia” que será compartilhada pelos seus consumidores fiéis. Para que as pessoas falem sobre a sua loja elas precisam de alguma novidade que seja compartilhável.

Essa novidade pode ser algum desconto específico para novos compradores, ou até mesmo algum conteúdo relevante publicado nas redes sociais. Sendo assim, o importante é ser criativo e fugir do óbvio. Aproveite as tendências e os memes da semana, mas não copie o que as outras lojas estão fazendo.

Comunique os seus clientes fiéis a respeito da sua campanha

Depois de definir qual exatamente é a notícia que vai cair na boca dos seus clientes é importante informá-los! Você pode entrar em contato com os seus compradores frequentes e dizer que eles foram escolhidos para fazerem parte dessa campanha.

Ofereça uma recompensa para esses clientes

Mesmo que os seus clientes sejam fiéis e gostem de compartilhar as novidades da sua marca, vale criar algum tipo de incentivo para que eles repassem a sua mensagem. A recompensa também vai da sua criatividade e perfil como empresa. Pode ser desconto, presente, participação em eventos exclusivos, etc. Enfim, isso fica por sua conta!

Então, você já usa estratégias que incentivam o boca a boca na sua loja virtual? Compartilhe com a gente quais são elas e não esqueça de continuar acompanhando o nosso blog!